Carta vida privada

A presente Carta Vida Privada (doravante «Carta») pertence à sociedade que edita o site de Internet HomeExchange.fr (doravante designada como «nós»):

HomeExchange.com Inc. Prospect St., Cambridge, MA 02139
Tel. : +33 (0)1 82 83 49 30
Contacto DPO : dpo@homeexchange.com

Na qualidade de responsável pelo tratamento, a HomeExchange INC. atribui grande importância à proteção dos dados pessoais e ao respeito pela vida privada.

A presente Carta tem por objetivo informar sobre as nossas práticas no que respeita à recolha, utilização e partilha de informações que possa ter de nos facultar aquando da utilização do nosso site de Internet HomeExchange, que pode ser acedido no endereço www.homeexchange.com (doravante «HomeExchange»).

Convidamo-lo a ler com atenção esta Carta, que se aplica quando utiliza o HomeExchange, para conhecer e compreender as nossas práticas no que respeita ao tratamento dos seus dados pessoais e aos direitos que lhe assistem.

Esta carta entra em vigor em 19/12/2018. Pode ser alterada em qualquer momento; em caso de alterações significativas, iremos informá-lo num prazo razoável e, se for o caso, voltaremos a solicitar a sua autorização, antes da entrada em vigor.

Resumo

1. Objetivo da Carta

De modo a que possa fazer a melhor utilização do nosso serviço em HomeExchange, podemos recolher e utilizar determinadas informações sobre si. Esta Carta visa informar sobre as nossas práticas e sobre os motivos para as mesmas, de modo a garantir uma total transparência para com os nossos utilizadores.

Assumimos o compromisso de utilizar as suas informações respeitando as leis relativas à proteção de dados pessoais.

2. As informações que recolhemos

Recolhemos e tratamos os seguintes dados:

2.1. As informações obrigatórias que nos fornece diretamente

Em função da utilização dos nossos serviços em HomeExchange, determinadas informações devem ser fornecidas obrigatoriamente; trata-se dos dados que nos transmite diretamente.

Estas informações são de fornecimento obrigatório, por exemplo, para a criação da sua conta ou para o estabelecimento da comunicação entre si e os hóspedes do seu alojamento. Estes dados são necessários para que possamos fornecer o serviço referido.

Neste sentido, explicamos os motivos pelos quais necessitamos destas informações.

  • 2.1.1 Informações relativas à sua identidade e os seus dados de contacto, como o nome, apelido, e-mail e palavra-passe. Estas informações são necessárias para a criação de uma conta em HomeExchange.
  • 2.1.2 Informações relativas ao seu alojamento, como a natureza do alojamento (apartamento ou moradia, residência principal ou secundária), a localização, a superfície, o número de quartos e de casas de banho, o número de camas, os equipamentos e pelo menos uma fotografia do alojamento. Estas informações são necessárias para o adicionar a HomeExchange.
  • 2.1.3 As informações relativas à sua agenda, como as datas e faixas de disponibilidade do alojamento. Esta informação é necessária para que possa partilhar o seu alojamento com a comunidade HomeExchange.
  • 2.1.4 Dados bancários, como o número do cartão de crédito, criptograma visual, data de validade. Estas informações são necessárias quando paga um serviço online. Estes dados, com exceção da data de validade, são recolhidos e tratados diretamente pelo nosso prestador de pagamentos e nunca os guardamos nós próprios. Conservamos a data de validade para que o possamos alertar quando a data de expiração se aproxima e necessita de ser renovada.
  • 2.1.5 Comprovativos necessários para as garantias, como os comprovativos de anulação ou de danos sofridos. Estes dados poderão ser transmitidos aos nossos parceiros financeiros.

2.2. As informações suplementares e facultativas que poderá fornecer-nos

Ao utilizar os nossos serviços em HomeExchange, a fim de beneficiar de uma experiência do utilizador enriquecida, poderá precisar fornecer-nos categorias de informações adicionais, cujo preenchimento é facultativo, como as seguintes:

  • 2.2.1 Informações suplementares que enriquecem o seu perfil, tais como a sua fotografia, a sua data de nascimento, o seu número de telefone, a descrição daquilo que faz no seu perfil, os idiomas falados, algumas das suas preferências, as diferentes redes sociais nas quais se encontra inscrito.
  • 2.2.2 Informações suplementares que enriquecem o seu alojamento, como fotografias do seu alojamento, uma descrição do seu alojamento, da sua localidade.
  • 2.2.3 Comprovativos de identidade, como uma cópia do seu cartão de identidade, passaporte, um comprovativo do alojamento que tem adicionado em HomeExchange. Estas informações permitem-nos verificar se as informações fornecidas são precisas a fim de tranquilizar a comunidade HomeExchange e proteger os nossos membros contra fraudes.
  • 2.2.4 Publicações, lista de amigos e outras interações sociais, como os grupos e os clubes que cria ou em que participa, os amigos que adiciona, os comentários que escreve e as classificações que deixa.
  • 2.2.5 Mensagens privadas. Também recolhemos as mensagens particulares que troca com outros membros, mas tratamo-las como correspondência privada confidencial em conformidade com os regulamentos em vigor.

2.3. As informações que recolhemos automaticamente

Os dados podem ser recolhidos automaticamente. Também recolhemos automaticamente determinadas categorias de informações como:

  • 2.3.1 Informações resultantes do seu uso dos nossos serviços HomeExchange, como as páginas que consulta, os alojamentos que adiciona aos seus favoritos, as pesquisas que guarda, os critérios das suas pesquisas, as trocas de alojamento que realiza, os GuestPoints que ganha ou utiliza, as suas tarifas e tempos de resposta às questões que lhe são colocadas por outros membros, a data do seu último início de sessão.
  • 2.3.2 Informações referentes ao seu equipamento para aceder a HomeExchange, como o seu navegador de internet, a resolução do seu ecrã, a versão do seu sistema operativo, o seu endereço de IP.
  • 2.3.3 Registos de ligação que correspondem aos ficheiros de registos dos nossos servidores. As informações contidas podem ser o seu endereço de IP, o tipo de navegador utilizado, o seu sistema operativo, as páginas consultadas, as páginas de origem.
  • 2.3.4 Cookies. Nós também utilizamos cookies que nos permitem recolher determinadas informações automaticamente. Para obter mais informações, consulte o ponto 8 Cookies desta Carta.

3. A utilização de dados que recolhemos

Nós utilizamos os dados que recolhemos pelos motivos expostos a seguir:

FINALIDADES BASE JURÍDICA
3.1 executar os contratos celebrados entre si e nós ou entre os nossos parceiros comerciais e nós e fornecer-lhe os serviços solicitados
Por exemplo :
- Pagamento da caução: precisamos da sua autorização de débito
- Verificação: precisamos do seu comprovativo de identidade e de comprovativo de morada para lhe darmos o estatuto de membro verificado
- Garantias: em caso de incidente, precisamos saber se selecionou o Serviço Plus e de todos os comprovativos relacionados com a constituição de um dossier, que deve ser mantido até à resolução do problema (fotos, comprovativos médicos, orçamentos de reparação e/ou substituição, etc.)
Este tratamento é necessário para o desempenho das nossas obrigações contratuais, de acordo com os nossos Termos Gerais de Utilização, aceites aquando da criação da sua conta e da utilização de HomeExchange.
3.2 permite-lhe personalizar o seu perfil para partilhar mais informações com a comunidade HomeExchange, sociabilizar e tranquilizar os outros membros de HomeExchange que gostariam de recebe-lo no seu alojamento ou serem recebidos por si.
Por exemplo :
- A descrição que faz de si, os idiomas que indica falar, a fotografia adicionada à sua conta
Este tratamento é realizado com base no seu consentimento.
3.3 verificar a sua identidade e certificar a sua conta de membro, a fim de beneficiar da confiança dos outros membros da comunidade HomeExchange Este tratamento é realizado com base no seu consentimento.
3.4 responder ás suas perguntas e ajudá-lo nos seus pedidos
Por exemplo :
- Perguntas sobre como utilizar os nossos serviços
- Informar-nos de um litígio com outro membro
- Realizar uma reclamação ou um pedido de exercício dos seus direitos
Este tratamento é necessário para o desempenho das nossas respetivas obrigações contratuais.
3.5 enviar-lhe newsletters e notificações relativas às notícias da comunidade HomeExchange e notificá-lo quando ocorre uma atividade na sua conta
Por exemplo :
- Um membro quer tornar-se seu amigo
- Um membro respondeu às suas mensagens
- Um membro adiciona a sua casa aos seus favoritos
Este tratamento é realizado com base no seu consentimento.
No entanto, pode opor-se e solicitar-nos para não receber esses e-mails, expressando a sua escolha no seu espaço pessoal (com a sessão iniciada, clique em “Meu perfil”, em seguida, “Definições”) ou cancelando a inscrição usando o link localizado no rodapé dos nossos e-mails.
3.6 enviar-lhe e-mails, SMS e mensagens de marketing Este tratamento é feito com base nos nossos interesses legítimos.
3.7 prevenir la fraude e atividades ilícitas
Temos um interesse legítimo em verificar determinados comportamentos suspeitos de utilizadores em HomeExchange e em realizar verificações de informações, a fim de combater a fraude (roubo de identidade), abusos (criação de contas falsas) e qualquer atividade ilícita (pirataria) ou contrária à ordem pública. Nós consideramos que pode razoavelmente esperar que façamos estas operações e que estas não prejudicam os seus direitos e liberdades.
Poderemos implementar sistemas automatizados de deteção e verificar humanamente a relevância das suspeitas que os nossos sistemas possam ter detetado.
Este tratamento é necessário para preservar os membros de HomeExchange e protegê-los de tentativas de fraude, o que constitui um interesse legítimo
3.8 analisar o uso dos nossos serviços
Analisamos o comportamento dos visitantes do nosso site da Internet (interações nas páginas, uso das funcionalidades, termos pesquisados) para evoluir, para melhorar a relevância das sugestões de pesquisa, para modificar as nossas interfaces e percursos de utilização quando detetamos que estes não são suficientemente intuitivos para os visitantes.
Também enviamos regularmente questionários a todos ou parte dos nossos membros, a fim de compreender melhor a sua utilização do site e ajudar-nos a melhorá-lo. A participação nesses estudos é facultativa e nós especificamos sempre o objetivo do estudo, bem como o tratamento que será feito dos dados recolhidos.
Este tratamento é necessário para lhe fornecer um serviço melhor e permitir que as nossas equipas tornem o nosso site mais atrativo de modo a facilitar a sua navegação, o que constitui um interesse legítimo.
3.9 receber os seus pagamentos ou enviar-lhe as somas cobradas para a sua conta Este tratamento é necessário para o desempenho das nossas respetivas obrigações contratuais.
3.10 guardar os registos de ligação
Por exemplo :
- endereço de IP
- tipo de navegador utilizado
- sistema operativo
- páginas consultadas
- páginas de origem, as horas
- datas de visita no site
Este tratamento é baseado numa obrigação legal de conservar durante um ano os registos de ligação a HomeExchange.
3.11 executar operações de criação de perfis
A criação de perfis consiste, por exemplo, em avaliar aspetos pessoais, prever um comportamento ou preferências.
Realizamos vários tipos de criação de perfis: para efeitos de recomendação das casas que potencialmente poderiam agradar aos nossos utilizadores, outro para melhorar a ordem das casas que aparecem no nosso motor de busca e, por fim, calculamos uma noção de semelhança entre as casas.
Este tratamento baseia-se no interesse legítimo de reforçar e personalizar a oferta de serviço consoante os seus interesses.
3.12 participar em estudos e pesquisas
Devido ao nosso posicionamento e à nossa atividade, participamos em estudos e pesquisas universitárias, por exemplo, no mercado do home swapping e da economia de partilha. Todos os seus dados são anónimos no âmbito destes estudos e utilizados apenas para fins estatísticos.
Este tratamento é anónimo.
3.13 partilhar as suas fotos nos nossos suportes
Poderemos utilizar algumas fotos de casas para utilizar nos suportes de comunicação da empresa (newsletter, blogue, publicidade, etc.). Estas fotos são anónimas e não revelam qualquer elemento da sua vida privada e utilizadas respeitando o direito à imagem.
baseado no contrato (termos de uso). No entanto, você pode optar por sair das nossas listagens e nos pedir para parar de usar suas informaçoes media se não quiser compartilhar-las

Para os tratamentos realizados na base do seu consentimento, pode retirar o seu consentimento a qualquer momento, removendo por si próprio as informações da sua conta. Os nossos processos de obtenção de consentimento estão atualmente a ser alterados para cumprir com as obrigações em matéria de proteção de dados pessoais.

4. Períodos de retenção dos seus dados

O período de retenção das suas informações depende da natureza dos dados e os fins para os quais precisamos recolhe-los.

De modo geral, estamos empenhados em manter as informações contidas no seu perfil durante um período de 3 anos após o nosso último contacto consigo (por exemplo, a sua última sessão iniciada em HomeExchange). Após este período de 3 anos, eliminaremos automaticamente a sua conta e todos os dados que lhe estão associados. Este projeto está atualmente a ser implementado dentro da nossa estrutura.

No entanto:

  • por obrigações legais e contabilísticas, podemos guardar determinadas informações por um período máximo de 10 anos a contar da sua data (prazo de prescrição comercial);
  • por razões provatórias: as informações recolhidas para fins de gestão e assistência técnica poderiam ser conservadas por um período máximo de 5 anos a contar da sua data (prazo de prescrição civil);

Mais especificamente, quando exerce os seus direitos reconhecidos pelo regulamento sobre a proteção de dados pessoais, poderemos conservar uma cópia dos seus documentos de identificação por uma duração máxima de um ano para os seus pedidos de direito de acesso e retificação e um prazo de três anos para os pedidos de direito de oposição.

5. Os destinatários dos nossos dados

5.1. Aos membros HomeExchange com quem realiza as trocas

Quando faz uma troca de alojamento com um outro membro HomeExchange, receberão mutuamente as informações um do outro: trata-se de informações sobre a sua identidade, dados de contacto e o endereço do seu alojamento.

5.2. Às outras empresas pertencentes ao nosso grupo

As suas informações poderão ser tratadas pelos nossos diferentes serviços (Service Marketing, Service Relation Client, Service Informatique) bem como pelas diferentes empresas que compõem o nosso grupo (Tukazza Adriatica (Croácia), Tukazza Inc. (EUA), Home Exchange (EUA)).

5.3. A parceiros comerciais ou prestadores terceiros

Trabalhamos com empresas de terceiros com as quais temos que partilhar algumas das suas informações, e que são:

  • 5.3.1 Os nossos prestadores de serviços: apenas utilizamos um prestador de serviços no âmbito da execução de um contrato celebrado entre você e nós ou para fornecer e/ou melhorar os nossos serviços (por exemplo, como parte dos pagamentos que são efetuados em HomeExchange, ou para a gestão da newsletter);
  • 5.3.2 Os nossos parceiros comerciais: beneficiamos de parceiros comerciais que podem anunciar os nossos serviços e ofertas, as quais poderá aceitar subscrever;
  • 5.3.3 As plataformas de redes sociais: oferecemos a possibilidade utilizar HomeExchange e de se conectar via redes sociais e podemos utilizá-las para lhe apresentar as melhores ofertas.

6. O armazenamento dos seus dados

Nós preferimos, o mais possível, armazenar as suas informações no seio da União Europeia. Por exemplo, os nossos servidores estão localizados na União Europeia.

No entanto, podemos recorrer a prestadores que tratem as informações que lhes fornecemos fora da União Europeia. Quando isso acontece, nós asseguramos previamente que este destinatário fornece garantias adequadas para tratar as suas informações com um nível de proteção pelo menos equivalente à proteção que o direito da União Europeia oferece.

7. A transferência dos seus dados

Como regra geral, nós esforçamo-nos por conservar os seus dados pessoais na União Europeia.

Contudo, na medida em que algumas das nossas filiais estão localizadas em países fora da União Europeia, nomeadamente nos EUA, nós transferimos alguns desses dados para os EUA. Neste caso, asseguramos que esta transferência será realizada em conformidade com o regulamento em vigor e que garanta o nível de proteção suficiente requerido por este último.

Para mais informações, pode consultar o nosso DPO (dpo@homeexchange.com) para que forneçamos mais informações sobre essas transferências.

8. A nossa utilização de cookies

Nós utilizamos cookies, bem como marcadores por diferentes razões:

8.1 Cookies técnicos

Nós precisamos depositar estes cookies para que possa utilizar as funcionalidades de base do nosso site da internet e para lhe fornecermos funcionalidades otimizadas e personalizadas.

Por exemplo, os cookies técnicos irão permitir-nos saber que tem sessão iniciada, para lhe fornecer o idioma da sua escolha, apresentar o site da internet de acordo com as suas preferências de apresentação, gerir melhor a carga dos nossos servidores, etc.

8.2 Cookies de medição de audiência

Depositamos estes cookies para compreender melhor a forma como navega no nosso site da internet, de que outro site da internet provém, os conteúdos que prenderão a sua atenção, as páginas que visita mais regularmente, etc. Isto permite-nos melhorar o nosso serviço.

8.3 Cookies publicitários

Depositamos cookies publicitários para apresentar anúncios suscetíveis de lhe interessar. Estes cookies publicitários recolhem os seus hábitos de navegação no nosso site da internet e/ou noutros sites da internet em que estes cookies também estão presentes a fim de criar um perfil dos seus interesses. Estes cookies (terceiros) são publicados pelas próprias agências de publicidade.

Para estes cookies publicitários, também pode indicar a sua oposição aos cookies de rastreamento Your Online Choices: http://youronlinechoices.com/fr/controler-ses-cookies/, proposta pelos profissionais da publicidade digital agrupados dentro da Associação Europeia EDAA (European Digital Advertising Alliance).

8.4 Cookies redes sociais / terceiros

Nós depositamos cookies de redes sociais para lhe permitir partilhar conteúdos nas principais redes sociais. Esses cookies (terceiros) são publicados pelas próprias redes sociais.

9. Como posso opor-me à utilização desses cookies?

Pode opor-se à utilização de cookies de várias formas.

Ao definir o seu navegador:

10. Os seus direitos

Tem vários direitos sobre as suas informações que detemos:

Direito de acesso Pode solicitar-nos para aceder a todas as informações que detemos sobre si.
Direito de retificação Pode solicitar-nos para corrigirmos as suas informações.
Na maioria das vezes, pode fazê-lo por si próprio quando tem sessão iniciada no nosso site de Internet.
Direito de oposição Pode solicitar-nos que deixemos de utilizar as suas informações quando o fazemos devido a um interesse legítimo.
Também pode pedir para parar de receber mensagens de prospeção/marketing direto. Pode fazer isso facilmente quando tiver sessão iniciada no nosso site da internet acedendo ao separador “Meu perfil” e, em seguida, “Definições” ou cancelando a subscrição clicando no link fornecido na parte final dos nossos e-mails.
Direto de retirada do consentimento Quando nos tenha dado o seu consentimento para utilizarmos as suas informações para uma finalidade específica, poderá decidir a qualquer momento retirar o seu consentimento e nós pararemos de utilizar as suas informações para o uso em questão.
Pode fazer isso facilmente quando tiver sessão iniciada no nosso site da internet acedendo ao separador “Meu perfil” e, em seguida, “Definições”
Direito de eliminação Pode solicitar-nos, através de e-mail para o nosso responsável pela proteção de dados, para eliminar as suas informações ou que paremos de os utilizar.
Só poderemos fazer isso quando seja possível: por vezes, precisamos das suas informações para cumprir com a lei ou simplesmente para lhe prestarmos os nossos serviços.
Direto à limitação Pode solicitar, através de e-mail, ao nosso responsável pela proteção de dados para bloquear o uso das suas informações, ou seja, para as manter provisoriamente, mas para parar de as utilizar.
Direito à portabilidade Pode contactar o nosso responsável pela proteção de dados para solicitar uma exportação das suas informações num formato reutilizável.
Direito a apresentar uma reclamação Pode queixar-se junto da autoridade responsável pela proteção de dados pessoais (em França, a CNIL www.cnil.fr caso considere que os seus direitos não foram respeitados.

11. Exercer os seus direitos

Para exercer os seus direitos, contacte o nosso responsável pela proteção de dados (DPO) para os contactos que figuram no ponto 12 da Carta.

Faremos tudo o que nos for possível para lhe responder no prazo de um mês.

Qualquer recusa de pedido será documentada e esclarecida.

Um comprovativo de identidade é solicitado para qualquer pedido de exercício de direito (salvo exceções especiais).

12. O seu contacto DPO

A proteção das suas informações é importante para nós. É por esse motivo que nomeamos um responsável pela proteção de dados. É a pessoa mais capaz para responder a todas as suas questões relacionadas com dados pessoais.

Pode contactar-nos por várias vias:

Por email: dpo@homeexchange.com

HomeExchange.com Inc. Prospect St., Cambridge, MA 02139
Tel. : +33 (0)1 82 83 49 30